Zine Art &Tud Rock

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

- História Art&tud Rock Zine
A história do fanzine  Art&tud Rock nasceu como várias bandas do nosso underground, ou seja, num descontraído papo de bar, regado a muita cerveja e heavy metal. Mas antes de tudo, é preciso saber a história pré-zine, onde realmente foi o inicio de tudo. Em meados de 2006, mais precisamente em agosto, fui convidado por um amigo (Luiz Henrique) a produzir e apresentar um programa numa rádio local em Pontal do Paraná-PR, dedicado exclusivamente ao Metal, em todas as suas vertentes. O programa “Caverna Rock” esteve no ar pela radio Nativus FM 104.9, de agosto de 2006 até janeiro de 2008, com uma pequena pausa entre outubro/dezembro 2007, onde tivemos o prazer em ter em nossa programação várias músicas de bandas underground de nosso estado, com o Soul Assassins obtendo o posto número 1 de banda mais pedida entre nossos ouvintes. Também tivemos a honra em executar algumas entrevistas com Soul Assassins, Necropsya (via fone) e Canifraz que tivemos a honra em receber para um papo ao vivo e sendo a única a estar presente em nosso estúdio.
 Pois bem, meses antes de completarmos um ano no ar, tivemos a idéia de organizarmos um festival para comemorar a data e também lançarmos um informativo especial contando a trajetória do programa. Mas pela falta de experiência, nada saiu do papel e o programa seguiu sem comemorar seu aniversário. Neste meio tempo, foi sendo amadurecida a intenção de lançar o informativo. Uma certa noite, estava junto com o colaborador do ‘’Caverna Rock’’, Romildo Kulyk e entre uma cerveja e outra, surgiu a idéia de transformar o informativo em fanzine periódico, onde houvesse além das tradicionais entrevistas e resenhas, espaços para outras manifestações de arte, tais como: teatro, poesia, cinema, literatura, luthieria, etc. O próximo passo foi escolher o nome, e não foi nada difícil chegar ao Art&tud Rock Zine, pois agregamos a arte, com atitude (Art&tud), com a música (Rock), em um formato underground (Zine). Nossa primeira edição foi lançada em fevereiro de 2008, tendo como destaque de capa a horda Doomsday Ceremony que acabava de lançar seu debut-CD “Apocalyptic Celebration”, além de entrevista com o nosso Soul Assassins, comentando sobre a segunda demo “Thrash Attack”.  Nesta edição também resenhamos a demo “Between The Darkness” do Canifraz. Também contamos com a colaboração da luthier Michelle Meirelles da Horn’s Up, dando dicas para a conservação de seu instrumento musical. Outro destaque foi a matéria com o conceituado professor Reginaldo Hiraoka, tratando de assuntos relacionados à psicologia.      
O intuito era manter a periodicidade bimestral, mas encontramos muitas dificuldades e o próximo lançamento viria apenas em setembro de 2009, numa honrosa entrevista com a lenda Amen Corner, tendo sido também o destaque da capa. Mas também tivemos o prazer em bater um papo com o Sacredeath, que estava em divulgação de seu debut ‘Welcome To The Darkness Birth’, com o Necropsya, comentando sobre o também debut ‘Roars’, e por fim, com os hardrockers  do Sabre. Além de contar com as mesmas colunas da primeira edição, mas com um destaque para o Tablado, onde contamos com um texto escrito pelo diretor/ator João Luiz Fiani, velho batalhador dos palcos paranaenses. E nesta 2ª edição, apresentamos um novo formato do zine, com uma maior facilidade para leitura, e também uma nova logo que deixou muito mais apresentável o artefato e próximo de nossa satisfação. Infelizmente, problemas financeiros voltaram a prejudicar o lançamento da 3ª edição, programada para fevereiro, numa comemoração do 1º aniversário, e após vários adiamentos, e tendo passado mais de um ano do lançamento da 2ª edição, resolvemos com muito pesar, paralisar momentaneamente os trabalhos com o zine, procurando uma reformulação geral. Neste período estaremos batalhando na cena com a organizações de shows em Paranaguá, e apoio total ás bandas e eventos em nossa região. O intuito para 2010 é a construção de um site, onde poderemos levar para um número maior de pessoas, nossas matérias, entrevistas, etc. Mas o impresso, continuará sendo nosso alvo principal, e uma reformulação tanto gráfica/editorial esta sendo preparada. E por fim, queremos agradecer á todos que nos apoiaram nestes quase 4 anos de batalhas, desde nossos patrocinadores, quanto amigos e admiradores de nosso trabalho,  desde o programa “Caverna Rock” , passando pelo zine e também com a presença nos shows organizados pela nossa equipe, um grande abraço, aguarde, pois estaremos retornando ás atividades em breve, empunhando sempre a bandeira do metal, força e honra.
  Por Fernando Caverna.

3 comentários:

Unknown disse...

Grande Caverna! Sucesso ae nas batalhas e conte sempre conosco! abraço

Unknown disse...

É ISSO AE CAVERNA SEU MALDITO CONTE SEMPRE COMIGO VERMELHO E COM O CANIFRAZ ESTAMOS AI P QUALQUER COISA FORÇA IRMAO ABRAÇO...

Unknown disse...

Grande Capitão Caverna.. sempre correndo atraz e fazendo um trampo de qualidade.. seja na radio ou no zine. Parabéns ae meu véio